3 dicas para criar o logotipo da sua empresa
Além da sugestão de artigos para divulgar sua nova empresa, demos algumas dicas rápidas e práticas para a criação de um nome corporativo.
No entanto, ao estruturar uma marca é preciso levar em conta outros conceitos de marketing e branding. Segundo o diretor de arte e coordenador de Criação da agência Mint Digitall, Fábio Polido, para criar uma marca, é necessário levar em conta seu nicho de atuação e a história que envolve sua fundação: como os sócios se conheceram; quais os valores que envolvem a corporação; o que pretendem ao colocar essa organização no mercado. “Toda empresa tem uma história e isso deve ficar muito claro em sua comunicação. Analisar o expertise e encontrar o nicho de seu empreendimento é o primeiro passo para trabalhar a metáfora perfeita que irá traduzir os ideais do seu negócio e do time que está envolvido nele”, orienta o especialista.
Ao estruturar uma empresa, do nome ao logotipo, Polido recomenda sempre pesquisar a concorrência, fugir das imitações e planejar a identidade corporativa de acordo com o planejamento de marketing que a organização vai adotar. Sabemos que, muitas vezes, o orçamento de PMEs brasileiras são curtos. Por isso, ele recomenda investir o quanto for possível e dentro do bolso, mas contratar um bom designer, escritório ou agência especializados no assunto.
Logomarca
Em boa parte das vezes, o nome da empresa integra o logotipo da mesma. Assim, vale pensar nisso quando for criar o nome da organização também. O design do logo deve ser atraente par o seu público-alvo e todas as suas partes devem estar em sintonia. “O logo é a vitrine visual da personalidade e dos ideais de uma empresa. É preciso traduzir com clareza e autenticidade a sua história para seus clientes, da forma mais assertiva e autêntica possível”, explica Polido.
Veja abaixo algumas dicas que o diretor de arte sugere para quem quer acertar de primeira:
1- Menos é mais: acredite sempre na velha máxima e use formas claras, sem muitos efeitos e que sintetizem, sem muitos rodeios, uma metáfora para o seu serviço.
2- Atenção com as cores: Cada um representa uma série de emoções e sentimentos que precisam ser levados em conta (nós percebemos essas aplicações mesmo que inconscientemente).
3- Fontes merecem cuidado especial: cada fonte de letra possui suas características específicas que devem comunicar com o seu foco, como a escolha de uma fonte com ou sem serifa*
*Fontes serifadas, por exemplo (segundo modelo, na figura abaixo) trazem uma noção mais clássica e rebuscada para o seu logo, pois demandam mais atenção de leitura. O conceito é diferente das fontes sem serifa (primeiro modelo), que são mais claras e praticadas em contextos mais modernos.
Para participar da nossa coluna semanal, escreva para o Pensando Grande através de nossos canais: Blog,Facebook, Twitter ou LinkedIn. Toda semana respondemos a questão de um leitor. O critério de escolha é determinado pela relevância e procura pelo tema.
Se você precisa de inovação na sua empresa para facilitar seu dia a dia e se manter atento às novas tendências tecnológicas, conheça o Windows 8 e surpreenda-se com as infinitas possibilidades para a sua empresa. Para não esquecer: 8 de abril 2014 fim do suporte de Windows XP.